
A cidade vive um clima de choque e luto com a perda repentina de um dos seus nomes mais conhecidos. A família deve divulgar uma nota oficial e informações sobre o velório e sepultamento nas próximas horas.
AMA lamenta morte de Marcelo Lima e relembra sua trajetória na política
Em nota, a Associação dos Município Alagoanos (AMA), confirmou a morte de Marcelo Lima, aos 65 anos e relembrou sua defesa pelo municipalismo. Ele era figura central de uma das mais tradicionais famílias da política alagoana.
''Marcelo se destacou por sua incansável defesa do municipalismo e das causas dos pequenos municípios alagoanos. Voz ativa, era presença marcante na Associação dos Municípios Alagoanos, sempre com posicionamentos firmes contra as desigualdades sociais e luta pela igualdade social e tributária das cidades.
Agrônomo formado pela UFAL, ingressou na vida pública aos 25 anos como prefeito. Exerceu mais cinco mandatos e deixou um grande legado para a população. Durante o exercício de seu mandato, enfrentou crises naturais como as enchentes de 2010 e a pandemia de 2020 — momentos em que atuou com firmeza e empatia, sempre ao lado da comunidade local. Também foi presidente da Adeal onde teve uma passagem marcada por ações de combate a aftosa e estímulo a pequenos produtores rurais.
O presidente da AMA, prefeito Marcelo Beltrão, se posicionou em nome da Entidade ao dizer que “É com profundo pesar que recebo a notícia do falecimento do ex-prefeito Marcelo Lima, uma grande liderança política e um defensor incansável do municipalismo em Alagoas. Marcelo foi mais do que um gestor público — foi um verdadeiro exemplo de compromisso com sua terra e com a causa dos municípios.
Na sua trajetória à frente da prefeitura, mostrou sensibilidade, coragem e responsabilidade. Sempre esteve presente nas lutas em defesa de mais autonomia, respeito e investimentos para as cidades alagoanas. Um homem que acreditava que o desenvolvimento começa nos municípios e que, por isso, não media esforços para buscar melhorias para a sua gente.
Hoje, perdemos um companheiro valoroso, e Alagoas se despede de um grande homem público. Que o legado de Marcelo Lima siga inspirando todos nós a trabalhar com dedicação, seriedade e amor pelo nosso povo.”
Consternados, prefeitas e prefeitos também estão se posicionando nas redes socias sobre o amigo. “Perdemos um grande pai de família, tive o prazer de conviver com a família desde novo, por ter estudado junto dos filhos dele. Que Deus conforte o coração de todos os familiares”, disse o prefeito André de Santana do Mundaú. O atual prefeito do município, Manoel Tenório, registrou “o papel importante que Marcelo desempenhou na vida política do nosso município e junto da AMA”. Para Jorge Dantas, um dos mais antigos prefeitos em exercício , e que sempre teve convivência direta com Marcelo Lima “ele era iluminado , irradiava alegria e sabedoria. Perco um grande amigo e Alagoas um grande administrador e politico”. Para o prefeito de Minador do Negrão, Josias Aprígio, ele era”um grande gestor, um grande ser humano”.
À família, ao MDB local e à comunidade quebrangulense, ficam os sentimentos de pesar e reconhecimento por sua longa e vigorosa trajetória em prol de Alagoas''.
Câmera Municipal de Maceió também publicou nota de pesar
A Câmara Municipal de Maceió lamenta, com profundo pesar, o falecimento do ex-prefeito de Quebrangulo, Marcelo Lima (65), ocorrido nesta terça-feira (05/08), em um acidente no Rio Paraíba.
Com uma trajetória marcante na história política de Alagoas, ele foi prefeito em seis oportunidades, além de ter sido diretor-presidente da Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal).
Na Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), o ex-prefeito esteve à frente de cargos de direção, e também presidiu o Consórcio Público para Gestão da Energia Elétrica e Serviços Públicos (Cigip).
Apaixonado pela obra do escritor Graciliano Ramos e pela região do Vale do Paraíba, Marcelo Lima deixa esposa, Andréa Maia, três filhos, entre eles o ex-deputado estadual Davi Maia, e o primeiro suplente de vereador por Maceió, Marcelo Maia, e dois netos.