Para entender melhor a função da água para a vida, o desenvolvimento e bem-estar dos pets, eu conversei com a zootecnista e médica veterinária, Valéria Bentes, e ela informou mais detalhes sobre a necessidade de manter os cães e gatos hidratados. Segundo ela, a água é importante na dieta e manutenção da vida. “A ingestão de água está relacionada com as diversas funções do organismo, como na digestão, além de compor grande parte da massa corporal e auxiliar na saúde do trato urinário superior e inferior. A água precisa estar sempre limpa e fresca. Não adianta oferecer apenas alimentos de alta qualidade sem que exista um consumo de água de qualidade, não falamos de quantidade apenas, pois dependendo da quantidade de consumo de água, podemos relacionar a algumas patologias” explicou.
Bentes disse, ainda, que cada espécie tem sua particularidade em relação ao consumo. “Cães já são parecidos com os humanos e consomem a água após refeição, exercícios e de forma voluntária, já os cães pequenos podem apresentar essa dificuldade em consumir água voluntariamente, assim como os gatos com descendência de regiões desérticas, que passam por longos períodos de escassez de água. Desta forma eles concentram a urina de forma a compensar a pouca ingestão de água e evitar a desidratação. Mesmo tendo oferta de água, eles podem continuar com este costume o que aumenta as chances de os gatos desenvolverem os chamados cálculos urinários”, contou.
A médica veterinária aproveitou o ensejo para apresentar alternativas simples, gostosas, saudáveis e super refrescantes, para os bichinhos de estimação. São elas: