noticias Seja bem vindo ao nosso site ALAGOAS INFORMA!

Política

Lula entrega 914 apartamentos em Maceió

Publicada em 13/05/24 às 19:02h - 2 visualizações

Por Ricardo Rodrigues - colaborador / Tribuna Independente


Compartilhe
Compartilhar a noticia Lula entrega 914 apartamentos em Maceió  Compartilhar a noticia Lula entrega 914 apartamentos em Maceió  Compartilhar a noticia Lula entrega 914 apartamentos em Maceió

Link da Notícia:

Lula entrega 914 apartamentos em Maceió
 (Foto: assessoria)

O presidente Lula (PT), o governador Paulo Dantas (MDB) e o prefeito de Maceió, JHC (PL), entregaram, na sexta-feira (10), 914 apartamentos do Residencial Parque da Lagoa, no bairro Vergel do Lago, região periférica da capital alagoana, beneficiando mais de 7 mil pessoas. As unidades habitacionais foram construídas com recursos do governo federal, dentro do programa ‘Minha Casa, Minha Vida’, em parceria com o Governo do Estado e a Prefeitura de Maceió.

Em seu discurso, Lula destacou que o programa criado em seu governo tem como o principal objetivo contribuir para que a população pobre tenha acesso à moradia digna.

“Eu criei o Minha Casa, Minha Vida porque era necessário acabar com a desgraça que vive o povo pobre deste país. Não é possível que a gente tenha como destino nascer pobre, ficar pobre quando for adulto, ficar pobre quando casar, criar os filhos pobre e morrer pobre. Não é possível alguém que pesca a vida inteira, que levanta às 5 horas da manhã, os pescadores e as marisqueiras que se matam para sobreviver, não ter o que comer, não ter onde morar, não ter um banheiro para fazer as suas necessidades. Que mundo é esse?”, questionou o presidente, durante o discurso para um público com mais de cinco mil pessoas presentes.

Segundo a assessoria da Presidência, o Residencial Parque da Lagoa vem de uma demanda fechada, para atendimento total às famílias que residem na região. As moradias foram contratadas no âmbito do Minha Casa, Minha Vida para famílias da Faixa 1, com renda mensal de até R$ 2.640,00.

“A área em que foi construído o residencial tinha grande vulnerabilidade social, com condições precárias, e está passando por revitalização, incluindo uma orla e vias de circulação pública às margens da Lagoa Mundaú”, informou o comunicado do governo.

Ao encerrar seu discurso, o presidente Lula agradeceu a presença de todos, deixou um abraço forte ao povo alagoano e disse que deve voltar a Alagoas em agosto deste ano, para entregar o restante das unidades habitacionais, construídas dentro do programa Minha Casa, Minha Vida.

A solenidade de entrega das habitações, às margens da Lagoa Mundaú, no bairro do Vergel do Lago, começou às 10 horas da manhã e terminou por volta do meio-dia. O presidente chegou acompanhado da primeira-dama Janja Lula da Silva e quatro ministros, entre eles Renan Filho (Transportes), Rui Costa (Casa Civil), Jader Filho (Cidades) e Welington Dias (Desenvolvimento Social).

O presidente da Câmara, deputado federal Arthur Lira (PP), e o presidente da Caixa Econômica Federal também participaram da cerimônia, além de quatro deputados da bancada federal (Isnaldo Bulhões, Marx Beltrão, Rafael Brito e Paulão), o presidente da Assembleia, Marcelo Vitor (MDB), e o presidente da Câmara Municipal, Galba Novaes Netto (PL).

HONRADO

Na solenidade, o prefeito de Maceió, JHC, teve a oportunidade de falar ao público. Entre vaias e aplausos, o gestor disse que se sentia muito honrado e feliz, em entregar moradias dignas às pessoas em situação de vulnerabilidade social, da região do Vergel.

“Pessoas que antes, presidente, moravam em condições insalubres, tendo que dividir o espaço com animais e conviver com insetos, dejetos e doenças. Agora, essas pessoas vão poder ter um quarto, uma sala, uma cozinha e um banheiro; vão poder viver com dignidade”, destacou.

O prefeito disse ainda que JHC agradeceu a parceria com o presidente da Câmara, deputado Arthur Lira, responsável, segundo ele, pela conquista dos recursos utilizados na construção do conjunto. O prefeito criticou as gestões anteriores, que tiveram a oportunidade de tocar as obras, mas nada fizeram.

Dantas e Lira participam da solenidade e ressaltam ações

Durante os discursos, praticamente todas as autoridades conviveram com as vaias e aplausos. Um deles foi o governador Paulo Dantas (MDB), que não se incomodou com as críticas e disse que os gestos são reflexos da democracia. 

“Consigo muito bem conviver com críticas e elogios; com vaias e aplausos”, afirmou o chefe do Executivo estadual, que durante o discurso, destacou as ações sociais do Governo Federal.

“As habitações do programa Minha Casa, Minha Vida, do Governo Federal, proporcionam o desenvolvimento humano e econômico. As pessoas deixam de pagar o aluguel para residir em uma casa própria, com melhores condições, se distanciando cada vez mais das situações de vulnerabilidade. No desenvolvimento econômico, o programa implantado pelo governo do presidente Lula gera empregos, renda e fomenta a indústria da construção civil”, disse.

O presidente da Câmara Federal, deputado federal Arthur Lira (PP) começou o discurso dizendo que ninguém em Alagoas entregou mais casas do que seu pai, o ex-senador e atual prefeito da Barra de São Miguel, Benedito de Lira (PP). Ao citar o nome do pai, Lira foi vaiado e rebateu as vaias, sentindo-se incomodado com a reação do público, completamente desfavorável à sua fala.

“Esses apartamentos fazem parte de um conjunto de ações em favor da construção de habitações de caráter popular que vem sendo empreendido em Alagoas desde o meu primeiro mandato como deputado federal. Essa iniciativa só foi possível graças às parcerias políticas e o apoio do meu pai, o então senador Benedito de Lira”, disse, em discurso.

Beneficiados destacam sonho realizado e momento vitorioso

Para a trabalhadora autônoma Gilvanete da Silva Cardoso, de 40 anos, “foi uma grande vitória” receber um apartamento do Residencial Parque da Lagoa, para morar com um casal de filho. A mais velha, Evelin, de 17 anos, disse que desde os 11 anos que sonha com esse momento.

“Minha mãe foi cadastrada quando eu era pequena. Depois dessa espera todo, finalmente, conseguimos a casa própria”, comentou a estudante.

O pescador Nelson Ferreira da Silva Filho, de 58 anos, ficou emocionado ao falar sobre o apartamento que recebeu, depois de “muitos anos vivendo no sufoco”, na Favela da Muvuca, às margens da Lagoa Mundaú. “Agradeço, primeiramente a Deus e depois aos homens do poder, que realizaram essa grande obra”, afirmou seu Nelson, que é casado pela segunda vez e pai de filhos maiores, que não residem mais com ele.

Já a marisqueira Marinilda da Silva Souza, de 58 anos, estava com um sorriso de canto a canto da boca. “A alegria é muito, porque agora eu vou ter o meu cantinho, par amorar com meu filho que é especial”, disse ela. “A gente até não acreditava mais que ia ganhar um apartamento desse, depois de tantos anos lutando, fazendo cadastros e mais cadastros”, concluiu a beneficiária.

ISENTAS

De acordo com a assessoria da Presidência, das 914 famílias que receberam unidades, 488 são usuárias do Bolsa Família ou o Benefício de Prestação Continuada (BPC), “o que significa que estão isentas do pagamento de prestações”.

O Conjunto Residencial Parque da Lagoa conta com 1.776 apartamentos de 46,73 metros quadrados, em área com infraestruturas públicas de saúde, educação e segurança. O investimento total do Fundo de Arrendamento Residencial (FAR) no empreendimento foi de R$ 201,2 milhões.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 82988831444

Visitas: 3751
Usuários Online: 8
Copyright (c) 2024 - ALAGOAS INFORMA
Converse conosco pelo Whatsapp!